A Fazenda Terapêutica Corrente do Bem propõe um serviço
De atenção as pessoas com transtorno decorrente do uso de substâncias
Psicoativas e o atendimento de seus familiares.
Ser uma Comunidade Terapêutica modelo, tendo por intuito
Aumentar o índice de recuperação através da qualidade e especificidade
Do serviço oferecido é nossa missão.
A abordagem básica da Comunidade Terapêutica Corrente do Bem
É o tratamento do indivíduo como um todo, ou seja, os aspectos
Biopsicosociais que estruturam uma pessoa, buscando resgatar valores éticos, familiares e emocionais, para motivar os internos a fazerem projetos de vida, adotando hábitos saudáveis e produtivos.
Durante o período de tratamento, realizamos a investigação de possíveis doenças associadas ao abuso da substância, característica que nos destaca e nos diferencia da maioria das Comunidades Terapêuticas, pois valorizamos a importância de diagnosticar doenças pré-existentes ou desenvolvidas com o uso de substâncias químicas, tais como: depressão, bipolaridade, manias, fobias, transtornos de personalidade, hiperatividade, déficit de atenção, esquizofrenia, entre outras. Muitos casos de recaída ou insucesso nos tratamentos estão relacionados ao não tratamento adequado destas possíveis comorbidades.
- Tratamento com profissionais experientes, com equipe interdisciplinar, esportes, grupos terapêuticos, arte terapia, jardinagem, culinária, teatro, etc.;
- Acompanhamento psiquiátrico;
- Consultas individuais e em grupo com terapeuta.
- Acolher e orientar os familiares dos residentes.
ASSISTÊNCIA PSIQUIATRICA:
Para investigar doenças associadas, e se necessário, tratamento com medicação.
ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA:
Assistência psicológica envolve a coordenação de grupos diversos, técnicas para evitar a recaída e desenvolver habilidades que contribuem para sua reinserção social e a solução de problemas pessoais.
Identificar conflitos e capacidade para controlar impulsos.
TERAPIA OCUPACIONAL:
As atividades manuais possuem imenso valor como terapia, pois o individuo participa da própria criação e do processo de desenvolvimento.
Visualizar o produto terminado fortalece a vontade, a coordenação psicomotora, além de organizar emoções, tornando-o assim mais centrado.